UniAteneu firma parceria com o time do Ferroviário para atendimento de jogadores da base na Clínica Escola de Odontologia

A parceria permitirá que os atletas sejam acompanhados periodicamente pelos alunos do Curso de Odontologia da UniAteneu que fazem a disciplina de “Odontologia do Esporte”.

Os alunos do Curso de Odontologia serão supervisionados pelo prof. Gustavo Heimbecker Castelo e pelo prof. Me. Carlos Bezerra de Menezes, docentes da disciplina.

O Centro Universitário Ateneu estabeleceu neste mês de junho uma parceria com o time de futebol Ferroviário Atlético Clube, para atendimento aos jogadores de base do clube na Clínica Escola de Odontologia da UniAteneu. O acordo permitirá que os atletas sejam acompanhados periodicamente pelos alunos do Curso de Odontologia da UniAteneu que fazem a disciplina de “Odontologia do Esporte”, supervisionados pelo prof. Gustavo Heimbecker Castelo e pelo prof. Me. Carlos Bezerra de Menezes, docentes da disciplina.

A Odontologia do Esporte trabalha com as particularidades e especificidades dos atletas com a intenção de promover, além de saúde bucal adequada a essa população, uma melhora no seu rendimento físico. Segundo o prof. Gustavo Heimbecker, está comprovado cientificamente que os focos dentários, além de fazerem que os atletas se lesionem mais em campo, ainda demorem mais para serem curadas. Ele afirma que, como trata-se de uma especialidade nova com poucos profissionais em atuação, pode-se dizer que tem potencial de grande crescimento no mercado de trabalho da Odontologia.

“Nós da disciplina de ‘Odontologia do Esporte’ do Curso de Odontologia da UniAteneu comemoramos com muito entusiasmo a parceria firmada entre o Ferroviário Atlético Clube e a nossa instituição, pois permite uma real intervenção odontológica em atletas de alto nível, proporcionando um boa saúde bucal e um maior rendimento no esporte a estes atletas, e dá a oportunidade aos acadêmicos do curso a vivência clínica com a Odontologia do Esporte e ter a prática para em um futuro breve depois de graduados atuar nesta que é uma das mais novas especialidades da Odontologia”, afirmou o prof. Gustavo Heimbecker.

A parceria com o time do Ferroviário estará em vigor até o final da temporada de 2023.

Para a profª. Ma. Joyce Magalhães, coordenadora da Clínica Escola de Odontologia da UniAteneu, a Odontologia do Esporte é responsável por cuidar da saúde bucal de atletas de alto rendimento e representa uma especialidade odontológica pouco conhecida atualmente. Segundo ela, um diferencial do Curso de Odontologia da UniAteneu é que o aluno, ainda na graduação, tem contato com todas as especialidades da profissão, incluindo a Odontologia do Esporte, através do atendimento de atletas e alunos da instituição, como também atletas externos.

“Uma vez que muitos atletas possuem mais chances de sofrer traumas dentários ou algum tipo de lesão orofacial (sobretudo em esportes que geram mais impacto), nós, cirurgiões-dentistas, desempenhamos um papel fundamental de prevenção e tratamento, afetando diretamente a performance do atleta. A parceria com o time do Ferroviário é muito promissora e traz inúmeros benefícios, tanto para os jogadores e a comunidade esportiva, quanto para a formação dos nossos alunos”, ressaltou a profª. Ma. Joyce Magalhães.