UniAteneu inicia atividades de extensão curricular nos cursos de graduação de todas as áreas do conhecimento

Para obter mais informações sobre as atividades de extensão e detalhes do projeto que serão desenvolvidos pelo seu curso, o aluno deverá acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

As atividades de extensão curricular 2023.2 do Centro Universitário Ateneu iniciam a partir desta primeira quinzena de setembro, movimentando os cursos de graduação da instituição de diferentes áreas do conhecimento. Os professores prepararam projetos e ações que tendem a contribuir para a formação profissional dos alunos, buscando atender demandas da sociedade. A extensão curricular é uma das dimensões do ensino superior, junto com o ensino e a pesquisa, que visa integrar a universidade com a comunidade externa, promovendo a troca de saberes, a solução de problemas e o desenvolvimento social.

Para o prof. Me. Thales Henrique Silva Costa, coordenador da Extensão Curricular da UniAteneu, a extensão curricular é uma oportunidade de aprendizado e transformação. “A extensão curricular oportuniza a interdisciplinaridade, a diversidade cultural, a cidadania e a responsabilidade social. Os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em projetos e ações junto à comunidade, fortalecendo a relação entre a UniAteneu e a sociedade”, afirmou.

Entre as atividades de extensão curricular que estão sendo realizadas pela UniAteneu, destacam-se: cursos e palestras, oficinas, campanhas de saúde e bem-estar, assessorias jurídicas, feiras de empreendedorismo entre outras. Para obter mais informações sobre as atividades e detalhes do projeto que serão desenvolvidos pelo seu curso, o aluno deverá acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Todos os alunos que possuem o componente em sua matriz curricular serão automaticamente inseridos no AVA e devem participar ativamente das atividades propostas, de forma a contabilizar a carga horária prevista. A Extensão Curricular será organizada em etapas de forma a se integrar à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político-educacional, cultural, científico e tecnológico. Hoje, ela divide-se em quatro dimensões:

– Cursos/Palestras: atividades de curta duração que visam capacitar os alunos e o público externo em temas relevantes para a formação profissional e cidadã.

– Eventos: atividades de média ou longa duração que envolvem a participação de diversos atores sociais, como feiras, congressos, seminários, workshops, etc.

– Prestação de serviços: atividades que oferecem atendimento à comunidade em áreas específicas do conhecimento, como assessorias jurídicas, campanhas de saúde, oficinas de arte e cultura, etc.

– Produção acadêmica e intelectual: atividades que resultam em produtos acadêmicos ou artísticos, como artigos, livros, vídeos, exposições, etc.