UniAteneu ofertará os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores com matrizes integradas a partir do semestre 2024.1

Ambas as graduações serão ofertadas nas modalidades presencial e a distância (EaD), nos turnos manhã, tarde e noite nas unidades Lagoa de Messejana e Harmony – Bezerra de Menezes.

Os dois cursos terão as suas matrizes curriculares integradas, onde o aluno poderá obter o diploma de nível superior das duas graduações no período de cinco anos, além de adquirir quatro certificações intermediárias.

O Centro Universitário Ateneu mais uma vez se coloca à frente no mercado educacional cearense e regional e ofertará a partir do semestre 2024.1 uma nova matriz curricular para o Curso de Arquitetura e Urbanismo e uma nova estrutura para o Curso de Design de Interiores. Ambas as graduações serão ofertadas nas modalidades presencial e a distância (EaD), nos turnos manhã e noite nas unidades Lagoa de Messejana e Harmony – Bezerra de Menezes.

A novidade é que os dois cursos terão as suas matrizes curriculares integradas, onde o aluno poderá obter o diploma de nível superior das duas graduações no período de cinco anos, além de adquirir quatro certificações intermediárias. Ou seja, a nova proposta se pauta em oferecer ao discente, caso deseje, a possibilidade de ele optar em se formar em dois anos e meio como tecnólogo de nível superior em Design de Interiores. Com a integralização das matrizes curriculares, se fizer mais dois anos e meio o Curso de Arquitetura e Urbanismo, poderá ter também o título de bacharel nesta outra profissão, totalizando cinco anos de estudo.

Segundo o prof. Me. Frederico Macêdo, coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, a proposta das matrizes integradas foi concebida primeiro a partir da compreensão de que a matriz curricular da graduação em Arquitetura e Urbanismo de UniAteneu possuía em seu escopo todas as disciplinas necessárias e exigidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a construção de uma matriz curricular para o Curso de Design de Interiores, bastando tão somente reorganizá-las, realocá-las de uma maneira mais sistemática. Ainda conforme o coordenador, nesta readequação, em alguns casos foi feita a renomeação e a expansão de algumas disciplinas e ementas, objetivando atender os seus objetivos de forma mais coerente. Além disso, as mudanças foram realizadas com base em questões mercadológicas e nas novas perspectivas de atuação no mercado.

“A nova proposta oferece formação plena nas duas áreas, potencializando a inserção do egresso no atual mercado de trabalho, inclusive, no que tange à autonomia, pois a estrutura destas novas matrizes contam com disciplinas relevantes para a formação, que não estão presentes em outros cursos concorrentes, gerando um possível poder de liderança na captação para os cursos, além do ineditismo da proposta, se tomadas como referência a carga horária, o tempo de curso, as disciplinas e os seus conteúdos, ofertando a possibilidade de dupla graduação”, explicou o coordenador.

O Curso de Design de Interiores terá a duração de dois anos e meio, composto de cinco semestres e formado por dois ciclos, onde a cada término de ciclo o aluno receberá um certificado intermediário, além do diploma de tecnólogo em Design de Interiores. Caso o aluno tenha interesse, ele poderá cursando mais dois anos e meio finalizar o Curso de Arquitetura e Urbanismo ao incluir mais dois ciclos, onde receberá mais dois certificados intermediários e o seu diploma em bacharel em Arquitetura e Urbanismo.

Conforme o prof. Me. Frederico Macêdo, estas certificações intermediárias implementam um diferencial para os cursos e um estímulo para o corpo discente. “Ela não possui a legitimação de um diploma, mas tem por finalidade evidenciar que o discente apresente qualificação e domínio dos saberes, certificando-o para atuar no mundo do trabalho ao longo da sua formação. Dessa forma, o aluno se aproxima de uma atuação de sucesso na área escolhida, de forma ágil e gradativa”, complementou. Cada certificação permite que discente alcance uma colocação de destaque no mercado, facilitando as suas oportunidades de ascensão profissional e melhoria salarial.