UniAteneu promove Encontro Pedagógico com corpo docente e coordenadores de diferentes cursos da instituição

Encontro Pedagógico da UniAteneu promoveu a formação continuada dos profissionais envolvidos através de discussões pautadas sobre temas  que afetam o cotidiano da sala de aula.

Aconteceu entre os dias 1º e 12 de fevereiro, através da plataforma Microsoft Teams, o Encontro Pedagógico 2021.1 do Centro Universitário Ateneu, evento voltado para o corpo docente e coordenadores de todos os cursos de graduação. O evento, que acontece semestralmente, teve como objetivo promover a integração dos professores veteranos e novatos e coordenadores de curso com os diretores da instituição para a apresentação das regras e normas institucionais, avanços, desafios e estabelecimento de metas.

Além disso, teve a intenção também de promover a formação continuada dos profissionais envolvidos através de discussões pautadas sobre temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula e troca de experiências, bem como o processo de ensino e aprendizagem, de modo a fundamentar os professores para o planejamento do semestre letivo. “O encontro pedagógico proporciona momentos de aprendizado para a equipe de planejamento acadêmico, assim como para o corpo docente. Neste semestre, pensamos na temática de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais pautados no modelo andragógico”, afirmou a profª. Andreia Benevides, coordenadora de planejamento de ensino.

Na abertura do evento, foram dadas as boas-vindas aos coordenadores e ressaltada a importância do cuidado com a postura e o posicionamento do corpo docente em sala de aula, da ética com o aluno entre outros aspectos relevantes para se buscar a excelência no ensino e proporcionar uma formação de qualidade com foco na realidade do mercado profissional para cada área do conhecimento. Na sequência, o prof. Antônio Germano Magalhães Júnior ministrou uma palestra sobre o tema “Ensino Superior: ensino e aprendizagem em ambientes virtuais”.

Para a profª. Mirele Cavalcante, o encontro é importante porque promove a integração do corpo docente. “Estamos em um momento de mudanças, buscando novas formas de ensinar. Acreditamos na aprendizagem baseada em resolução de problemas, com metodologias ativas e, principalmente, fortalecendo as tecnologias da informação e comunicação. É importante ressaltar que a UniAteneu está atenta às necessidades dos nossos alunos de forma que estes consigam dar continuidade ao ensino nesse momento de pandemia. Daí, a importância da temática neste semestre. Para os coordenadores do evento, professores Carlos André e Geyse Luna, foi muito gratificante contribuir com a formação dos profissionais da instituição”, disse a profª. Mirele Cavalcante, coordenadora geral de cursos da UniAteneu.