UniAteneu promove encontros para nivelamento comportamental e mercadológico para alunos que iniciaram seus estágios

O Programa de Capacitação Pré-Estágios Curriculares tem como principal intuito realizar o nivelamento comportamental e mercadológico dos alunos que entrarão em campos de estágios na modalidade curricular obrigatória na área da Saúde.

Na edição 2022.2, participaram dos encontros de nivelamento alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia.

O Centro Universitário Ateneu, através do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), promoveu entre os dias 17 de agosto a 20 de setembro, nas unidades acadêmicas Lagoa de Messejana e Harmony – Bezerra de Menezes e on-line pela plataforma Microsoft Teams, mais uma edição do Programa de Capacitação Pré-Estágios Curriculares. O programa tem como principal intuito realizar o nivelamento comportamental e mercadológico dos alunos que entrarão em campos de estágios na modalidade curricular obrigatória na área da Saúde.

Na edição 2022.2, participaram dos encontros de nivelamento alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, onde foram beneficiados com a abordagem de temas centrais concernentes às profissões de uma forma geral, as habilidades comportamentais, a legislação de estágio e a customização do perfil profissional para o futuro. Neste momento, para os alunos, é importante que eles invistam no aprendizado constante e adquiram uma visão holística para o futuro de suas respectivas profissões.

Para a analista de carreira do NAC, Suziane Gadelha, mais do que nunca, no contexto atual, a sociedade pôde perceber com o advindo da pandemia da Covid-19 o quanto o mundo e as suas necessidades são voláteis, requerendo assim que os profissionais sejam multifacetados e estejam dispostos a uma evolução permanente. “Tendo em vista o papel que exercemos como instituição de ensino, vemos como obrigatório a educação para além do conhecimento técnico, buscando despertar nesses discentes um olhar humanizado para aqueles que serão alcançados por estes em seu âmbito profissional”, ressaltou Suziane Gadelha.

Para ela, a graduação hoje é pré-requisito para a inserção e manutenção de um profissional empregável. Porém, ela afirma que é um desafio da nova educação e, principalmente, do Núcleo de Apoio à Carreira da UniAteneu, promover o despertar nos futuros profissionais de habilidades socio-humanitárias, sendo o pilar destas, a capacidade de fazer uma análise crítica do ponto de vista ético, da atuação mercadológica e do impacto desta na realidade que cerca o mundo atual.

“Buscamos desenvolver nossos alunos para atuarem como agentes de transformação e melhoria, pois não nos apetece mais como sociedade a formação de repetidores de ideias, como foi dito por Alvin Toffler: ‘O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender’”, complementou a analista de carreira da UniAteneu.