UniAteneu promove evento que discutirá sobre o tema Moda Inclusiva e suas interfaces

O Centro Universitário Ateneu realizará na próxima quarta-feira (12), às 19h, na unidade acadêmica Messejana, um seminário que discutirá o tema “A Moda Inclusiva e suas interfaces com a sustentabilidade, a tecnologia o mercado e as políticas públicas”, como parte do evento “A moda como ela é” – Edição 2020 organizado pelo Curso de Design de Moda, que contará com uma programação diversificada entre os dias 10 a 14 de fevereiro. O objetivo do seminário é ampliar a discussão sobre o sentido da Moda Inclusiva para além da função estética dos produtos. O evento terá a participação de alunos egressos e novados, de empresários e de profissionais de órgãos representantes do setor da moda e do público externo interessado na temática.

O seminário pretende apresentar as interfaces que a Moda Inclusiva é capaz de promover para o bem-estar das pessoas com deficiência (PCD) e demais públicos ainda pouco inseridos nos segmentos de moda, a exemplo do plus size, os autistas entre outros, cujos vestuários e acessórios requerem atenção entre alguns aspectos, como a modelagem, matérias e processos diferenciados e a IoT (internet das coisas). Serão discutidas ainda as estratégias e ações das empresas de beneficiamento de vestuário para a redução do impacto ambiental, além da visão do mercado de moda e das instituições públicas e privadas para o fomento de projetos com essas intenções.

“Temos a expectativa de que as discussões tratadas no seminário sejam capazes de conscientizar, informar, divulgar o potencial da moda como mola propulsora de movimentos e desenvolvimento social e que os participantes desse evento também sejam sensibilizados pela temática e se incentivem e estimulem a se envolver com as causas. Também esperamos que seja vetor para despertar o autoconhecimento de suas habilidades interpessoais a fim de que os mesmos alcancem o sucesso pessoal e profissional”, projetou a profª. Ms. Regina Célia Almeida, coordenadora do Design de Moda da UniAteneu e organizadora do evento.

O seminário contará com presença da diretora do Observatório de Fortaleza (Instituto de Planejamento de Fortaleza da Prefeitura Municipal de Fortaleza – Iplanfor/PMF), Drª. Cláudia Leitão; do gestor de Núcleo do Centro de Profissionalização Inclusiva da Pessoa com Deficiência (Cepid), Adriano Pordeus; do presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas de Homem e Vestuário no Estado do Ceará (SindRoupas) e da Câmara Setorial de Moda do Ceará, Francisco Lélio Matias Pereira; do presidente do Sindlace e sócio da Benatêxtil, Paulo Rabelo; do proprietário da Pixels Escola de Design e Tecnologia e docente do Curso de Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UniAteneu, prof. Sandro Mesquita; da professora e pesquisadora Luciana França Jorge; além de autoridades do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza, pesquisadores entre outros convidados. A mediadora do debate será a professora do Curso de Design de Moda da UniAteneu, Daniele Caldas.

As demais ações do evento “A moda como ela é – Edição 2020” serão realizadas nos dias 10, 11, 13 e 14 de fevereiro. A programação consiste em palestras e workshops com o objetivo de incentivar e estimular os alunos sobre autoconhecimento de suas habilidades interpessoais a fim de que os mesmos alcancem o sucesso pessoal e profissional.

Programação evento “A moda como ela é” – Edição 2020:

Data: 10 de fevereiro

Horário: Manhã – 7h50min às 10h50min | Noite – 18h50min às 21h50min

Local: Unidade Acadêmica Grand Shopping

Palestra de Abertura: A importância do Design de Moda para a preservação do planeta

Palestrantes: Professores do Curso de Design de Moda da UniAteneu

Data: 11 de fevereiro

Horário: Manhã – 7h50min às 10h50min | Noite – 18h50min às 21h50min

Local: Unidade Acadêmica Grand Shopping

Mesa Redonda: A importância do Curso Design de Moda da UniAteneu no desenvolvimento da minha carreira no mercado

Palestrantes: Egressos do Curso de Design de Moda da UniAteneu

Data: 12 de fevereiro