UniAteneu promove o 1° Campeonato de Simulação Empresarial para alunos dos cursos de Gestão e Engenharia de Produção

O 1° Campeonato de Simulação Empresarial UniAteneu tem como objetivo dar visibilidade e ressaltar a importância dos jogos empresariais para o aprendizado dos discentes, tendo em vista que ser um diferencial inovador da formação destes cursos.

O evento é voltado para alunos dos cursos de Gestão e de Engenharia de Produção que tem turmas da disciplina de “Jogos de Empresas”.

O Centro Universitário Ateneu promoverá no dia 24 de junho, das 8h às 16h, na unidade acadêmica Grand Shopping, o 1° Campeonato de Simulação Empresarial UniAteneu, voltado para alunos dos cursos de Gestão e de Engenharia de Produção que tem turmas da disciplina de “Jogos de Empresas”. O evento tem como objetivo dar visibilidade e ressaltar a importância dos jogos empresariais para o aprendizado dos discentes, tendo em vista ser um diferencial inovador da formação destes cursos de graduação da UniAteneu.

Segundo a profª. Ma. Mirele Cavalcante, coordenadora geral de cursos e organizadora do evento, a UniAteneu trabalha com um ensino-aprendizagem com foco em metodologias ativas, utilizando recursos tecnológicos diferenciados para estimular novas formas de ensinar e aprender. No caso dos cursos de Gestão e Engenharia de Produção, é utilizado o simulador empresarial UP Business Game.

“Estamos com essa parceria com o empreendedor e professor Gustavo Peter há anos. Acreditamos no software de simulação empresarial como mais uma ferramenta inovadora. Os alunos conseguem pôr em prática diversas áreas do conhecimento e aprendem a lidar com as adversidades, desafios e alterações do mercado. Como o planejamento é contínuo, assim como as tomadas de decisões exige dinamismo e a exploração das possibilidades, é fundamental aprender sobre isto para lidar com a concorrência”, afirmou a profª. Ma. Mirele Cavalcante.

Confira a programação do 1° Campeonato de Simulação Empresarial UniAteneu:

24 de junho | Manhã

8h às 8h30min – Acolhimento
8h30min às 9h – Coffee break
9h às 9h15min – Apresentação das regras da competição
9h15min às 10h – Abertura da simulação de configuração das empresas e decisões para 2° período
10h às 10h30min – Processamento do 2° período de simulação e abertura do 3° período
10h30 às 11h – Processamento do 3° período de simulação e abertura do 4° período
11h às 11h30min – Processamento do 4° período de simulação e abertura do 5° período
11h30min às 12h – Processamento do 5° período de simulação e divulgação das equipes selecionadas para a próxima etapa

24 de junho | Tarde

13h30 às 14h – Abertura da simulação de configuração das empresas e decisões para 2° período
14h às 14h30min – Processamento do 2° período de simulação e abertura do 3° período
14h30min às 15h – Processamento do 3° período de simulação e abertura do 4° período
15h às 15h30min – Processamento do 4° período de simulação e abertura do 5° período
15h30min às 16h – Processamento do 5° período de simulação e divulgação das equipes selecionadas para premiação

Regras gerais

1° – No período da manhã, 12 equipes irão competir entre si usando duas licenças do UP Business Game.
2° – As seis equipes melhores colocadas no ranking do período da manhã serão classificadas para as finais no período da tarde. Três de cada simulação, ou seja, 1°, 2,° e 3° colocados de cada simulação.
3° – Aos vencedores, serão concedidos medalhas, certificados e bolsa para pós-graduação, smartwatch e fone bluetooth.