UniAteneu realiza ação de conscientização e prevenção contra o câncer de mama na Têxtil Bezerra de Menezes (TBM)

Foram atendidos na ação de conscientização e prevenção contra o câncer de mama colaboradores de diferentes setores da TBM, entre homens e mulheres.

O alerta sobre o câncer de mama ganha destaque anualmente durante todos os meses de outubro. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima a existência de 66 mil casos de câncer de mama em 2020 no Brasil. E para fortalecer a campanha do “Outubro Rosa”, a UniAteneu realizou na última sexta-feira (23) uma ação de conscientização na empresa Têxtil Bezerra de Menezes (TBM) em Fortaleza (CE), após a pandemia da Covid-19 causar o cancelamento ou adiamento de consultas eletivas e exames relacionados à saúde da mulher.

A ação promovida pela UniAteneu buscou construir um diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade sobre a prática do autocuidado e a influência que este tem na redução do risco para o surgimento de um câncer de mama e na detecção precoce, no caso, do surgimento da doença. A palestra também abordou a importância do autoexame em conjunto com o exame regular realizado por um (a) médico (a). Foram atendidos colaboradores de diferentes setores da TBM, entre homens e mulheres.

De acordo com a coordenadora da ação, profª. Mônica Bernardo Cavalcante, docente do Curso de Enfermagem da UniAteneu, para reduzir o risco de desenvolver um câncer de mama, é de extrema importância a mudança do estilo de vida, manter hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos regularmente, ter uma dieta equilibrada e evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas. A atividade teve a participação do aluno David Jerônimo dos Reis, do Curso de Enfermagem da UniAteneu.

Apesar de o mês de outubro estar quase por encerrar, a ação teve como objetivo frisar que os cuidados com o câncer de mama devem continuar, mesmo na pandemia. “O autoexame e o acompanhamento médico são fundamentais para o diagnóstico precoce e uma possível cura”, afirmou a profª. Mônica Bernardo. Ela ainda frisou que o câncer de mama não acomete apenas as mulheres, podendo ser encontrado em homens, o que mostra a necessidade do conhecimento sobre a prevenção entre pessoas de ambos os gêneros.