UniAteneu realizará Avaliação Institucional 2021.1 com alunos, docentes e colaboradores de todas as unidades acadêmicas

A Avaliação Institucional está inserida no contexto do Sinaes, que tem entre as suas finalidades a melhoria da qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta.

Inicialmente, a CPA fará uma campanha explicativa e de sensibilização para divulgar a avaliação, com o objetivo de esclarecer a comunidade acadêmica sobre os indicadores institucionais recomendados pelo Sinaes.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Ateneu realizará entre os dias 18 a 30 de setembro, a Avaliação Institucional 2021.1, através da aplicação de questionários que serão disponibilizados aos alunos, docentes e colaboradores por meio do Portal do Aluno, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Intranet ou enviados pelo WhatsApp, dependendo do grupo que participará da verificação. Inicialmente, a CPA fará uma campanha explicativa e de sensibilização para divulgar a avaliação, com o objetivo de esclarecer a comunidade acadêmica sobre os indicadores institucionais recomendados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A Avaliação Institucional está inserida no contexto do Sinaes que, instituído pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, tem entre as suas finalidades a melhoria da qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta. De acordo com o disposto no inciso VIII do Art. 3º, da Lei do Sinaes, o “planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional” devem ser considerados nas ações de avaliação e de desenvolvimento institucional.

Uma das competências da Comissão Própria de Avaliação da UniAteneu consiste na autoavaliação institucional, através de um instrumento elaborado com base nas 10 dimensões e nos cinco eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e tem por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais. Os eixos que serão considerados na avaliação são o “Planejamento e Avaliação Institucional”, o “Desenvolvimento Institucional”, as “Políticas Acadêmicas”, as “Políticas de Gestão” e a “Infraestrutura Física”.

“A autoavaliação só ocorre com a participação da comunidade acadêmica, porque é ela quem vai apontar as potencialidades e as fragilidades da instituição. A partir do resultado, a CPA vai comunicar à Reitoria para que a UniAteneu tome as decisões. Portanto, a qualidade do ensino como um todo vai depender da resposta da comunidade acadêmica, que tem a voz, e também da atenção que os mantenedores darão para implantar as melhorias no centro universitário”, afirmou a profª. Ms. Regina Almeida, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da UniAteneu.

Para os discentes, os questionários da Avaliação Institucional Interna 2021.1 serão enviados pelo WhatsApp, Portal do Aluno e/ou pelo AVA. Já para os docentes, serão enviados por meio do WhatsApp e/ou disponibilizados no Portal do Professor. Para os colaboradores, serão compartilhados pelo WhatsApp e/ou ficarão disponíveis na Intranet.

Conheça a composição da CPA 2021, nomeada pelo prof. Cláudio Ferreira Bastos, reitor da UniAteneu, por meio da portaria n° 37/2021.

• Profª. Ms. Regina Célia Santos de Almeida – Coordenadora da CPA e representante do Corpo Docente
  • Me. Wanderson Alves Martins – Representante do Corpo Docente
  • Maria Conceição Germano Lira e Jeane da Silva Olegário – Representantes do Corpo Técnico Administrativo
  • Caio Steifson de Almeida Roseno e Reuri Guilber de Abreu Bailoni –Representantes do Corpo Discente