UniAteneu sediará PyLadies Fortaleza e reunirá participantes e líderes da comunidade Python local

As inscrições para o PyLadies Fortaleza são gratuitas e já estão abertas para as interessadas no link https://bit.ly/VIIMeetupPyladiesFortaleza_UniAteneu.

O Centro Universitário Ateneu receberá no dia 15 de abril, das 13h às 18h, na unidade Harmony – Bezerra de Menezes, o VII Meetup Pyladies Fortaleza, que abordará sobre o tema “Programação Aplicada”, organizado pela comunidade PyLadies Fortaleza. O público-alvo são mulheres que desejam ingressar na área da Tecnologia da Informação (TI) ou que desejam aprender tecnologia para aplicar em seus respectivos segmentos. As convidadas para o evento compartilharão com as mulheres que se fizerem presentes como a programação mudou e como o recurso tem auxiliado nos seus ambientes de trabalho. As inscrições são gratuitas e já estão abertas para as interessadas no link https://bit.ly/VIIMeetupPyladiesFortaleza_UniAteneu. Porém, as vagas são limitadas.

A PyLadies, como comunidade voltada para as mulheres, realiza diversas ações para que elas vejam que há outras exercendo grande influência no meio da tecnologia, além de bate-papos sobre autoestima e de como podem encontrar o lugar delas no ramo da TI, que por muito tempo foi vista como algo “só para os homens”. O evento sempre traz à tona o debate sobre a participação da mulher nas organizações, onde através das discussões as palestrantes convidadas conseguem levar forças para que outras mulheres não se sintam sozinhas na caminhada profissional e assim tenham coragem para mostrar que são capazes de ingressar nesta área promissora.

“Historicamente, a tecnologia é vista como uma área masculina e diversas mulheres deixam de ser incentivadas ou perdem oportunidades de estudo e de trabalho por conta dessa crença. Porém, essa realidade vem mudando ano após ano e cada vez mais mulheres têm conquistado espaço nesse mercado, além de cargos de liderança. Nesse cenário, a PyLadies Fortaleza tem buscado, além de promover atividades integrativas para unir mulheres que trabalham com tecnologia, formar uma rede de apoio para troca de experiências e para que as participantes possam fortalecer as outras para enfrentar situações de misoginia ainda tão presentes no mercado de trabalho. Também buscamos ser uma vitrine para que tantas mulheres com capacidade técnica e de relacionamento interpessoal possam mostrar suas competências para empresas parceiras ou não”, contextualizou Gabriela Custódio, coordenadoras da comunidade PyLadies Fortaleza.

“Entre as atividades realizadas pela PyLadies Fortaleza, estão os eventos técnicos, em que são abordados temas relacionados à tecnologia e à programação, e eventos lúdicos, em que suscitamos a integração entre as participantes para promover networking. Além disso, a comunidade conta com voluntárias que atuam mais diretamente na execução de tarefas relacionadas à execução dessas atividades ou à elaboração de projetos técnicos voltados para a própria PyLades, como o site institucional, que pode ajudar a treinar e desenvolver capacidades técnicas e trabalho em equipe, além de ajudar na construção de portfólio”, explicou Karen Raiany, coordenadoras da comunidade PyLadies Fortaleza.

“A Coordenação dos Cursos de TI da UniAteneu tem o compromisso de apoiar e incentivar a participação de nossos alunos em eventos como esse, que agregam conhecimento, networking e experiência prática. Acreditamos que esse iniciativo contribui para a formação profissional e pessoal dos nossos alunos e alunas, e reforça a importância da igualdade de gênero no mercado de trabalho. Esperamos contar com a presença de todas as nossas alunas e mulheres interessadas nessa grande oportunidade de aprendizado e de compartilhamento de experiências”, afirmou o prof. Me. Sandro Mesquita, coordenadora dos cursos na área de TI da UniAteneu na modalidade de ensino a distância (EaD).

Mais sobre a comunidade PyLadies Fortaleza

O PyLadies é uma comunidade é feita para mulheres e por mulheres. Trata-se de um grupo internacional de mentoria cujo foco é ajudar mais mulheres a se tornarem participantes ativas e líderes na comunidade open-source Python. O PyLadies Fortaleza foi fundado em maio de 2015, quando cinco mulheres se uniram com o intuito de promover cursos de introdução à linguagem Python. Desde então, a comunidade só tem crescido, atuando com monitorias, palestras sobre a área da tecnologia e muito apoio umas para com as outras. Atualmente, integram a comunidade PyLadies Fortaleza mais de 275 mulheres na capital cearense.