V Semana da Psicologia da UniAteneu discutirá sobre os atuais desafios da educação em tempos de pandemia

Durante a V Semana da Psicologia, serão realizadas mesas-redondas e palestras que buscam explorar e debater os assuntos que perpassam a prática da Psicologia.

A Coordenação do Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu realizará de 18 a 20 de novembro, de forma online pelo canal da UniAteneu no YouTube, a V Semana da Psicologia, onde será abordada a temática “Saúde mental em tempos de pandemia”. O evento terá a jornalista Thays Lavor, a psicóloga Samia de Carliris Barbosa, o professor universitário Thales Guimarães Marques entre os convidados. A V Semana da Psicologia tem como público-alvo estudantes e profissionais de Psicologia, como também de outras áreas afins. Durante o evento, serão realizadas mesas-redondas e palestras que buscam explorar e debater os assuntos que perpassam a prática da Psicologia.

O tema desta edição da Semana da Psicologia foi proposto devido à compreensão da necessidade de um diálogo interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar entre as áreas de conhecimentos, focando no que se refere à prática do psicólogo diante do contexto da pandemia da Covid-19. Além disso, proporcionará um momento de construção de reflexões acerca do serviço da Psicologia nos diversos campos de atuação, assim como de perceber como a Psicologia se fortalece através de atuações conjuntas com outros saberes e conhecimentos, como explica a profª. Denise Neiva, coordenadora do Curso de Psicologia da UniAteneu.

“A V Semana da Psicologia é sempre uma construção coletiva do colegiado do curso e dos discentes. Este ano, considerando a conjuntura atual, versaremos sobre temas que inquietam discentes e docentes. Momentos como este que vivenciaremos são de extrema importância para o desenvolvimento de todos aqueles que se interessam pelo ser humano em toda a sua complexidade. No evento, abordaremos sobre a pandemia, mas também sobre a nossa prática enquanto futuros profissionais”, destaca a coordenadora.

O evento é aberto a todo o público que se interessar em participar desse momento de compartilhamento de conhecimentos. Não será preciso realizar inscrição. Basta apenas entrar no canal da UniAteneu no YouTube. Aos interessados em obter o certificado de participação, é necessário preencher o formulário de presença que será disponibilizado durante as palestras.

Programação completa:

Dia 18 de novembro

Mesa-redonda: o impacto das fakenews na saúde mental da população mundial

Horário: 8h às 10h50min

Palestrantes:

Prof. Thales Guimarães Marques

Mestrando em Ciências da Computação com ênfase em Redes de Comunicação e em Sistemas Distribuídos e Segurança. É especialista em Redes e Segurança de Sistemas e graduado em Ciências da Computação.

Profa. Thays Lavor

Jornalista e mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Mesa-redonda: o cuidado com crianças com TEA durante a pandemia

Horário: 19h às 21h50min

Palestrantes:

Profª. Cínthia Craveiro

Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento

Esp. Caroline Neiva

Analista do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e mãe de uma criança com TEA.

Esp. Paloma Sekeff

Assistente social, graduanda em Psicologia, pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicado e mãe de uma criança com TEA.

Dia 19 de novembro

Mesa-redonda: Saúde mental no Ensino Superior

Horário: 8h às 10h50min

Palestrantes:

Profª. Drª. Sâmia de Carliris Barbosa Malhado (UniAteneu)

Profª. Me. Raquel Campos Nepomuceno de Oliveira

Mesa-redonda: A atuação do psicólogo na rede pública de saúde durante a pandemia

Horário: 19h às 21h50min

Palestrantes:

Caroline Negreiros Vasconcelos

Graduada em Psicologia, psicanalista em formação e atua em clínica particular e em um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) da Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza.

Nathalia Nogueira do Nascimento

Graduada em Psicologia, pós-graduanda em Saúde Mental e atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), em um posto de saúde e em clínica particular como psicanalista.

Dia 20 de novembro

Mesa-redonda: Violência doméstica em tempos de Covid-19

Horário: 8h às 10h50min

Palestrantes:

Adriana Alcântara dos Reis

Psicóloga (CRP/10 01842), especialista em Saúde Mental e mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento.

Associação Marta

Associação formada por mulheres que atuam na prevenção e conscientização da violência estrutural contra mulher

Mesa-redonda: Saúde mental e luta antimanicomial: as políticas atuais e seus desafios

Horário: 19h às 21h50min

Palestrantes:

Profª. Gicelia Almeida da Silva

Graduada em Serviço Social, membra do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (Neabi) e membra do Fórum Cearense de Luta Antimanicomial. Tem estudos realizados nos temas da Saúde Mental e racismo.

Compartilhe

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO