XI Semana da Pedagogia oportunizou aos alunos troca de conhecimentos e experiências sobre a formação do pedagogo

A XI Semana da Pedagogia abordou sobre a necessidade de uma formação docente pautada no tripé da Educação (ensino-pesquisa-extensão), elementos indispensáveis para o exercício do trabalho docente.

A Coordenação do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu promoveu nos dias 19, 20 e 21 de maio a XI Semana da Pedagogia de forma remota pela plataforma Microsoft Teams. O evento teve como tema “Pesquisa, ensino e extensão: reflexões acerca da formação do pedagogo”, onde foi abordado sobre a necessidade de uma formação docente pautada no tripé da Educação (ensino-pesquisa-extensão), elementos indispensáveis para o exercício do trabalho docente.

A abertura aconteceu no dia 19 de maio com a realização de uma palestra sobre a pesquisa na formação docente, que foi ministrada pelo prof. Dr. Luiz Távora Furtado Ribeiro, doutor em Sociologia e pós-doutor pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, na França. No segundo dia, a XI Semana da Pedagogia contou com a participação do corpo docente do Curso de Pedagogia, que realizou oficinas voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão. Hoje, último dia do evento, aconteceram as apresentações de trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos a partir do 3 semestre dos alunos do Curso de Pedagogia.

“A XI Semana da Pedagogia surpreendeu em cada dia do evento. Simplesmente foi encantador a abertura com o prof. Dr. Luís Távora, que deu um show de motivação e alegria por estar palestrando, e mesmo que de forma on-line, não deixou os empecilhos atrapalharem e ministrou a palestra de forma descontraída e com a possibilidade de questionamos que aprimoraram muito o conhecimento de quem estava assistindo. A oficina do segundo dia também foi muito esclarecedora e cheia de ensinamentos sobre as fontes de informações, bem dinâmica e com uma troca de experiências inspiradora. E para fechar, o último dia foi enriquecedor, onde pude assistir todos os trabalhos das pessoas que estão fazendo os seus projetos de pesquisa”, relatou Nicole da Silva Cruz Lima. Aluna do Curso de Pedagogia da UniAteneu.

Para Iarla Géssica de Sousa Lima, aluna de Pedagogia, a XI Semana da Pedagogia foi muito enriquecedora, pois além de estarmos passando por esse momento difícil, todos se esforçaram para que o evento pudesse acontecer e trouxe para os alunos muito aprendizado. “Todos estão de parabéns! Como todos os anos que participei desse evento, esse foi ainda mais gratificante. Em meio a essa pandemia da Covid-19, mesmo assim os professores não deixaram a desejar e todos foram brilhantes nas suas apresentações”, afirmou Marcela Martins de Aquino, aluna do Curso de Pedagogia da UniAteneu.

“As oficinas realizadas na XI Semana da Pedagogia fez com que nós alunos pudéssemos estar próximos, mesmo estando distante. Nesse momento tão complicado que é a pandemia, a coordenação, os professores e toda equipe se esforçaram ao máximo para levar conhecimento, troca de saberes e oportunidades para aprendermos cada vez mais. Essas oficinas foram uma grande oportunidade para todos os alunos que buscam conhecimento, e sou grata pela oportunidade de ter participado. Obrigado a todos os envolvidos!”, expressou-se a aluna Ellen Oliveira Castro, do Curso de Pedagogia da UniAteneu.