XII Semana da Pedagogia abordará sobre os saberes docentes e a formação do pedagogo

Na XII Semana da Pedagogia, serão realizadas oficinas nas unidades acadêmicas Messejana e Harmony – Bezerra de Menezes sobre temas diversos relacionados à formação do pedagogo.

A XII Semana da Pedagogia será encerrada no dia 20 de maio de 19h às 21h pelo Teams com as apresentações dos trabalhos científicos dos alunos.

O Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu realizará entre os dias 18 a 20 de maio, de forma remota pela plataforma Microsoft Teams e presencialmente nas unidades acadêmicas Messejana e Harmony – Bezerra de Menezes, a XII Semana da Pedagogia, que terá como tema “Os saberes docentes e a formação do pedagogo”. A palestra de abertura ocorrerá no dia 18 de maio às 19h pelo Teams e abordará sobre a temática central do evento, com a profª. Ma. Bárbara Pimenta de Oliveira, supervisora na Célula de Avaliação da Aprendizagem da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) e colaboradora do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (Maes/Uece). Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição para garantir a sua participação.

No dia 19 de maio, nos turnos da manhã e da noite nas unidades Messejana e Harmony – Bezerra de Menezes, serão realizadas oficinas sobre temas diversos relacionados à formação do pedagogo. A inscrição para as oficinas é atrelada à doação de um brinquedo ou livro de literatura infantil. O evento será encerrado no dia 20 de maio de 19h às 21h pelo Teams com as apresentações dos trabalhos científicos dos alunos. “A Semana da Pedagogia já está na sua 12ª edição. Esse ano, iremos abordar a importância dos saberes docentes para a formação do pedagogo numa perspectiva crítica e reflexiva. Sempre buscamos temas relevantes que façam nossos alunos refletirem sobre seu papel de sujeito transformador”, afirmou a profª. Ma. Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, coordenadora do Curso de Pedagogia da UniAteneu.

Programação da XII Semana da Pedagogia

Palestra de Abertura
Data: 18/05/2022 | 19h às 21h
Pela plataforma Microsoft Teams
Tema: Os saberes docentes e a formação do pedagogo
Palestrante: Profª. Ma. Bárbara Pimenta de Oliveira – Supervisora na Célula de Avaliação da Aprendizagem na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) e colaboradora do Grupo de Pesquisa “Matemática e Ensino” da Universidade Estadual do Ceará (Maes/Uece). As suas áreas de estudos são: Formação de professores, ensino e aprendizagem, ensino de Matemática e avaliação da aprendizagem.

Local: Unidade Harmony – Bezerra de Menezes
Oficina: Saberes necessários aos professores na promoção da inclusão de crianças com deficiência
Facilitador: Prof. Francisco Jahannes Rodrigues – Docente do Curso de Pedagogia da UniAteneu

Local: Unidade Harmony – Bezerra de Menezes