Aluna egressa do Curso de Psicologia é aprovada em 1º lugar em seleção pública na cidade de Uruoca

Após a aprovação na seleção pública, Rafhaela Pontes quer continuar buscando qualificação e aprofundar seus estudos na saúde pública, pois cuidar da saúde mental das pessoas exige muita preparação, estudo e dedicação.

Rafhaela Pontes decidiu iniciar a graduação na UniAteneu graças ao atendimento e ao acolhimento que recebeu quando fez uma visita no centro universitário.

Muitos alunos que ingressam em um curso de ensino superior sonham com um futuro promissor na formação escolhida e buscam a melhor preparação para chegar mais longe na carreira. É aí onde entra no contexto o Centro Universitário Ateneu, que a cada semestre entrega para o mercado profissionais capacitados para fazer a diferença em qualquer empresa ou instituição que forem contratados. Como exemplo, citamos a aluna egressa Rafhaela Pontes de Freitas, que concluiu o Curso de Psicologia no semestre 2021.1 e neste mês de outubro foi aprovada na seleção pública para o cargo de psicóloga da atenção básica na Secretaria da Saúde do município de Uruoca (CE), com base no edital nº 06/2021.

Rafhaela Pontes afirma que antes de escolher estudar Psicologia, fez uma pesquisa entre as instituições de ensino superior do Ceará e decidiu iniciar a graduação na UniAteneu, graças ao atendimento e ao acolhimento que recebeu quando fez uma visita no centro universitário. “Visitei várias instituições, mas nenhuma delas me recebeu como a UniAteneu. O atendimento foi diferenciado”, ressaltou a egressa. O resultado não foi outro: efetivou a matrícula no Curso de Psicologia. E assim iniciou a trajetória de vitória da ex-aluna, que estudou na então unidade acadêmica Antônio Bezerra.

A vivência na graduação

“Cursar Psicologia sempre foi um sonho, pois conhecia pouco a profissão. Os professores e a coordenação sempre foram muito presentes. Buscavam atender as necessidades, no intuito de nos qualificar com o que tinha de mais atual e moderno. Os docentes ampliaram o meu olhar, porque além de professores eles também atuavam na prática e isso fazia toda a diferença. Viajar pelo universo da Psicologia durante esses cinco anos foi encantador. Sempre aproveitei cada disciplina com muito afinco, fui uma aluna dedicada, esforçada e busquei adquirir o máximo de conhecimento”, contou Rafhaela Pontes.

Para ela, a UniAteneu vai “muito além da sala de aula”, algo que a ex-aluna pôde conferir na prática na vivência diária ao longo de todo o curso. A egressa relata que teve experiências de aprendizado em seminários, palestras, grupo de estudo, cursos de extensão, aulas práticas, eventos científicos e muito mais. “Fui estagiária do Curso de Psicologia, trabalhando junto à coordenação do curso, o que foi uma experiência fantástica! A coordenadora me acompanhou em todos os processos deste estágio, transformando esse momento em uma rica experiência. Estou profundamente feliz e a Deus devo tudo e agradeço profundamente. Foi ele que me deu forças para enfrentar os desafios. Agradeço à minha família e aos meus amigos, que sempre estiveram comigo me incentivando. Por isso, merecem minha eterna gratidão. Também Eu agradeço à coordenação, aos professores e colaboradores que fizeram parte dessa trajetória”, disse a ex-aluna.

Segundo Rafhaela Pontes, para concluir a graduação, fez estágio no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) na unidade Antônio Bezerra. Para a egressa, esta é considerada uma das etapas mais esperadas na graduação. “É um momento em que aplicamos a teoria na prática. Os atendimentos foram ofertados para a comunidade, alunos e colaboradores. Essa experiência me fez sentir a profissão. A cada atendimento tínhamos uma professora orientadora que acompanhava todos os processos, e nos auxiliava. A coordenação da clínica sempre foi muito atenciosa e dedicada, pois proporcionava momentos de formação com professores de dentro e fora da instituição, ampliando as possibilidades de aprendizagem”, relatou.

Preparação para a seleção pública

Rafhaela Pontes conta que já vinha em preparação para concursos e processos seletivos, o que requeria dela disciplina e dedicação. Então, de forma organizada, a ex-aluna reservava um momento no seu dia para aprofundar os seus estudos. E a vitória veio: passou em 1º lugar na seleção pública para atuar na Secretaria da Saúde da cidade de Uruóca. “Conquistar o 1° lugar foi emocionante. É o fruto de minhas escolhas, dos meus esforços”, disse com felicidade a egressa. Como psicóloga na área da atenção básica, ela atuará nas unidades básicas de saúde (UBS), no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), na Estratégica Saúde da Família (ESF) dentre outros serviços oferecidos à população no município.

“O nosso trabalho visa desenvolver uma atenção integral nas necessidades de saúde das coletividades, buscando minimizar as condições de vulnerabilidade da população. Nessa perspectiva, a Psicologia trabalha na promoção da saúde e na qualidade de vida das pessoas, e contribui para eliminar qualquer forma de negligência, discriminação, crueldade, exploração, violência e opressão. Atuarei com equipe multidisciplinar, onde iremos elaborar projetos no intuito de acolher a população de forma mais humanizada, fazer visitas domiciliares, identificar demandas psicológicas, fazer a escuta terapêutica e prestar assistência à saúde mental, que abrange todos os tipos de terapia com grupos de psicoterapia, acompanhamento psicológico, atendimento individual, casal, família, grupos de prevenção e promoção da saúde”, disse Rafhaela Pontes.