Aluno de Psicologia da UniAteneu é aprovado em análise na Universidad Finis Terrae e vai estudar no Chile

O início das aulas de Guilherme Oliveira na Universidad Finis Terrae está previsto para começar no dia 26 de fevereiro de 2024.

O aluno Guilherme Oliveira Araújo, do 8º semestre do Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu, foi aprovado após análise feita pela Universidad Finis Terrae, instituição de ensino superior (IES) estrangeira parceira da UniAteneu, e vai estudar em Providência, no Chile. O processo teve início ainda em maio de 2023 e foi concluído em 06 de novembro, dia que ele obteve a resposta positiva final por parte da universidade chilena, que integra a Rede Academic International Network (Acinnet), composta por 21 IES de diferentes países da América do Sul, Europa e América do Norte.

O interesse por estudar fora do país surgiu ainda na sua adolescência, aos 14 anos, quando acompanhava pelas mídias sociais jovens brasileiros que estudavam em outros países. Ao tomar conhecimento do programa de mobilidade acadêmica internacional, em divulgação feita pela Coordenação de Relações Internacionais da UniAteneu, Guilherme Oliveira quis obter mais informações e decidiu se submeter à aprovação. Inicialmente, ele analisou todos os convênios que seria preciso firmar e enviou a documentação solicitada pela UniAteneu. Posteriormente, fez uma prova de 20 questões aplicada pela Universidad Finis Terrae.

Guilherme vai estudar no Chile por um período de seis meses, o equivalente ao 9º semestre do seu curso, fazendo disciplinas da área da Psicologia. Lá, ele se manterá com a ajuda financeira da sua família e com recursos da venda de brownies. “Eu acredito que uma experiência de estudo fora do Brasil abrem muitas portas para o mercado de trabalho”, afirmou Guilherme Oliveira. O início das aulas na Universidad Finis Terrae está previsto para começar no dia 26 de fevereiro de 2024. “Isso mostra que a UniAteneu se preocupa com a nossa aprendizagem e amadurecimento no conhecimento, nos oportunizando levar o que aprendemos na aqui para outro país e vice-versa”, disse o discente.

Para José Pedro Brizolara, coordenador de Relações Internacionais da UniAteneu, a instituição busca sempre ir “além da sala de aula”, e a mobilidade acadêmica internacional é uma das portas oferecida pela UniAteneu que viabiliza essa possibilidade aos alunos. “A UniAteneu sente-se muito gratificada ao proporcionar aos seus discentes este aprendizado internacional. Através da vivência e estudos em outra cultura, eles conseguem expandir as suas respectivas visões de mundo e da vida em uma sociedade diferente da nossa. É uma experiência que acompanhará o aluno por toda a sua vida”, explicou o coordenador.

Ele afirma que a UniAteneu possui convênios com universidades de vários países, tanto para enviar os alunos quanto para receber os alunos das IES parceiras. “O discente tem a possibilidade de escolher as disciplinas que gostaria de fazer na IES estrangeira durante um semestre. Há ainda a possibilidade de renovação por mais um semestre. Porém, a graduação se dará pela UniAteneu”, ressaltou José Pedro Brizolara. Na sessão de Relações Internacionais no site da UniAteneu, constam todas as informações necessárias para os interessados conhecerem o programa com mais detalhes.

A UniAteneu mantém hoje parceria com IES estrangeiras situadas na Argentina, Bolívia, Espanha, Chile, Paraguai, México e Portugal. São elas:

Argentina: Universidad Abierta Interamericana (UAI), Escuela Argentina de Negocios (EAN), Universidade de la Marina Mercante (UdeMM), Pontifícia Universidad Catolica de Argentina (UCA) e Universidad de San Pablo Tucumán (USPT).
Bolívia: Universidad Privada de Ciencias Administrativa e Tecnologicas (Ucatec).
Chile: Universidad Finis Terrae e Universidad Bernardo O’Higgins.
Espanha: Universidad Rey Juan Carlos e Universidad de Salamanca.
México: Universidad Tecnologica de Tulancingo.
Paraguai: Universidad Autónoma de Encarnación (Unae) e Universidad Autónoma de Asunción (UAA).
Portugal: Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico do Porto

Mais informações: