Aluno de Psicologia da UniAteneu estuda e desenvolve atividades acadêmicas na Universidad Finis Terrae no Chile

Atualmente, Guilherme Oliveira está fazendo no Curso de Psicologia as disciplinas de “Estratégias Psicoanalíticas”, “Psicologia Educacional”, “Espanhol para Estrangeiros”, “Teoria Humanista” e “Psicologia Organizacional”.

No Chile desde o início de fevereiro, Guilherme Oliveira Araújo, aluno do 9º semestre do Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu, estuda e realiza atividades acadêmicas no Curso de Psicologia da Universidad Finis Terrae, situada na província de Providência. A viabilização para a realização dos seus estudos fora do país aconteceu graças à Coordenação de Relações Internacionais da UniAteneu, que desenvolve um projeto de mobilidade acadêmica e tem parceria firmada com várias instituições de ensino superior (IES) estrangeiras em países como a Argentina, Bolívia, Espanha, Chile, Paraguai, México e Portugal.

Ele conta que nos primeiros dias após a chegada no Chile, foi um pouco desafiadora a adaptação, por conta da distância da família e dos amigos, além da dificuldade com o idioma espanhol na comunicação com pessoas do país local e outras nações. Porém, com o passar do tempo, ele afirma que aprendeu a se socializar, conheceu algumas gírias, assim como alguns lugares na região onde mora. No dia 19 de fevereiro, iniciaram-se as aulas e atividades acadêmicas do curso.

“Na semana de integração, pude conhecer a universidade junto com os outros alunos do intercâmbio. Nesse período, aprendi sobre a cultura e história do Chile e participei de muitas atividades para conhecermos uns aos outros. A Universidad Finis Terrae tem um programa de amizade que chama “Yunta”, onde tive a oportunidade de fazer novas amizades com chilenos e pessoas de diversos países. Nesse semestre, a universidade acolheu alunos do Brasil, Equador, Uruguai, México, França, Bélgica, República Tcheca e da Alemanha. Foram dias muitos intensos e divertidos”, relatou Guilherme Oliveira.

Atualmente, ele está fazendo as disciplinas de “Estratégias Psicoanalíticas”, “Psicologia Educacional”, “Espanhol para Estrangeiros”, “Teoria Humanista” e “Psicologia Organizacional”. “Para mim, estar estudando Psicologia aqui na Universidad Finis Terrae representa que sou uma pessoa de coragem e determinação, que ultrapassa seus limites para vivenciar experiências únicas e incríveis. Poder estar fora do Brasil significa qualificar ainda mais os meus estudos, podendo aprender de uma forma diferente, ter outra rotina, usufruir da obtenção de novos conhecimentos e fazer muitas pesquisas. É algo único e enriquecedor”, concluiu o aluno. Ele permanece no Chile até o dia 15 de julho deste ano.

Os interessados em obter mais informações sobre a mobilidade acadêmica devem entrar em contato com o setor através do e-mail [email protected] ou enviar mensagens para o WhatsApp (8​5) 98192 9038 e falar com o prof. José Pedro Brizolara, coordenador de Relações Internacionais da UniAteneu. Se preferir, podem ainda acessar a página do setor no site da UniAteneu https://uniateneu.edu.br/relacoes-internacionais/ ou o perfil no Instagram https://www.instagram.com/uniateneu.internacional/ para ficar por dentro das novidades.