Alunos concludentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu fazem defesa de seus TCCs

As temáticas das monografias apresentadas por alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo refletiram toda a natureza multidisciplinar do campo de atuação que possui a profissão do arquiteto e urbanista.

Na manhã de hoje (22), os primeiros alunos concludentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu (UniAteneu) fizeram a defesa de seus respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na unidade acadêmica Lagoa de Messejana. Os TCCs foram orientados pelos professores e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e examinados por bancas avaliadoras compostas pelos respectivos docentes e arquitetos e urbanistas convidados. As apresentações foram gerenciadas pelo prof. Me. Frederico Macêdo, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu.

As temáticas das monografias apresentadas refletiram toda a natureza multidisciplinar do campo de atuação que a profissão do arquiteto e urbanista possui, com enfoque e destaque para Arquitetura Vernacular, Bioarquitetura, Arquitetura Social e Arquitetura Sustentável. Entre os temas abordados pelos discentes, podemos destacar: “Centro de reabilitação de dependentes químicos”; “Em busca de tipologia residencial ante o contexto pandêmico”; “Ux Coliving: O morar contemporâneo focado na experiência do usuário”, “Bioarquitetura Vernacular Residencial: A utilização de recursos naturais para a otimização de um projeto arquitetônico residencial”, entre outros.

“Durante esses cinco anos como discente da UniAteneu, enfrentei, junto com meus colegas, o desafio de fazer parte da primeira turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Como ponto positivo, posso exemplificar o fato de termos tido contato com professores de uma ou até duas gerações anteriores a nossa, o que nos abriu horizontes e nos serviu para quebrar as limitações que antes haviam sobre a nossa futura profissão. Após a almejada defesa da monografia, espero agora conseguir trilhar no mercado de trabalho seguindo os bons exemplos que recebi dos meus professores e, em especial, do meu coordenador, a quem admiro e devo meus sinceros agradecimentos pelo profissionalismo e paciência durante todo o período que estivemos juntos”, relatou o aluno Philippe Pinheiro de Sousa Nunes, que apresentou o TCC com o tema “Bioarquitetura Vernacular Residencial: A utilização de recursos naturais para a otimização de um projeto arquitetônico residencial”.

“A defesa de um Trabalho de Conclusão de Curso é algo de extremo significado para um aluno concludente, enquanto um rito de passagem, pois ele finaliza um ciclo em sua vida e inicia outro, além de ser a expressão concreta da somatização de todo o conhecimento apreendido e agregado por ele, e de simbolismo para nós docentes, pois representa a conclusão desse construto que é o aluno em formação e maturação por cinco anos até chegar ao término de seu curso possuidor de um arcabouço teórico e expertises práticas que o fazem ser efetivamente não mais um aluno, mas agora um profissional na área de sua escolha, além de permitir que ele se insira no mercado de trabalho com um grande diferencial que o colocará sempre em destaque!”, afirmou o prof. Me. Frederico Macêdo.