Alunos de cursos de TI participam do desenvolvimento do projeto de Fusca automatizado e expõem na Feira do Conhecimento

Os alunos dos cursos de TI atuaram no desenvolvimento da aplicação do sistema de reconhecimento de idade, facial e do estado de sonolência do motorista.

Alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Gestão da Tecnologia da Informação (TI) e Redes de Computadores nas modalidades presencial e a distância (EaD) do Centro Universitário Ateneu participaram ao longo dos meses de setembro e outubro do desenvolvimento de um projeto de tecnologia e inovação aplicado em um Fusca ano 1976. O objetivo foi desenvolver um produto embarcado de monitoramento para identificar de forma automatizada o estado de sonolência do motorista para ser usado em qualquer veículo de transporte de passageiros ou carga. O protótipo está exposto na Feira do Conhecimento que está sendo realizada de 03 a 05 de novembro, de 14h às 21h, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).

Além do objetivo principal, outros recursos tecnológicos foram implantados no veículo para favorecer a segurança e a saúde no trânsito para o condutor e as pessoas que estão sendo conduzidas. O Fusca foi conectado com a Alexa para ligar faróis e pisca; fazer o reconhecimento facial que detecta se tem criança sentada no banco da frente; e sinalizar se o motorista está cadastrado, permitindo assim ligar o carro. Após autorizado, o veículo passa a realizar o monitoramento contínuo do estado de sonolência do motorista. Se ele cochilar, o Fusca soará um alarme para despertar o motorista.

Os alunos atuaram no desenvolvimento da aplicação do sistema de reconhecimento de idade, facial e do estado de sonolência do motorista. A condução de todo o projeto foi realizada pelo prof. Sandro Mesquita, coordenador dos três cursos de TI da UniAteneu na modalidade EaD. O projeto tem como detentora a escola Pixels, que desenvolveu a automação com a Alexa. A UniAteneu é a instituição parceira que desenvolveu a visão computacional com a participação direta dos discentes dos cursos de TI. Os alunos de ADS contribuíram com a programação do sistema de visão computacional, os de Redes de Computadores com o sistema de Internet das coisas e de Gestão da TI com a gestão do projeto.

“A minha experiência no projeto está sendo muito boa e de uma forma bastante produtiva, pois está me proporcionando novos conhecimentos. Agradeço ao meu mentor, o prof. Sandro Mesquita, à escola Pixels e à UniAteneu pela oportunidade de participar desse grandioso evento”, afirmou Francisco Wesley de Oliveira Alves, aluno do Curso de Análise Desenvolvimento de Sistemas da UniAteneu. O projeto foi desenvolvimento de forma interdisciplinar, envolvendo diferentes disciplinas dos cursos de TI. O prof. Sandro Mesquita ressaltou a importância do projeto: “A intenção é dar a oportunidade de realizar na prática o que se aprende em sala de aula. É um diferencial e prioridade da UniAteneu”.