Alunos e professores do Curso de Odontologia participam de atividades no Congresso Internacional de Odontologia do Ceará

Os discentes apresentaram trabalhos em painéis e estiveram presentes em fóruns de temas diversos. Os professores contribuíram com a exposição de temáticas relacionadas ao mundo da Odontologia em palestras.

Alunos de diferentes semestres e docentes do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu participaram de 06 a 09 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, do Congresso Internacional de Odontologia do Ceará (Cioce). Na ocasião, os discentes apresentaram trabalhos em painéis e estiveram presentes em fóruns de temas diversos. Já os professores também contribuíram com a exposição de temáticas relacionadas ao mundo da Odontologia em palestras sobre variados assuntos. Durante o evento, ainda foi realizada uma ação da IV Jornada Odontológica Acadêmica (JOA) da graduação em Odontologia. A participação da UniAteneu no evento internacional foi coordenada pela profª. Drª. Manoela Figueirêdo, coordenadora do Curso de Odontologia da UniAteneu.

No congresso, a aluna Ana Paula Caracas de Araújo e o aluno Paulo Leonardo Ponte Marque fizeram a exposição de um trabalho acadêmico em painel do evento sobre o tema “Gestão de consultório odontológico”, cujo orientador foi prof. Luiz Carlos Costa Madeira Alves. Já no stand da UniAteneu no congresso, algumas palestras foram ministradas por alunos e docentes do Curso de Odontologia realizadas para os visitantes. O prof. Helder Cavalcante ministrou palestra sobre o tema “As principais emergências médicas no consultório odontológico: uma visão geral”. Já a profª. Ma. Clarissa Sales abordou sobre “Como proceder no atendimento odontológico em paciente com Alzheimer em estágio avançado?”; e o prof. Maurício Cariello abordou sobre “Fluxo digital na Odontologia”.

Outras palestras também foram realizadas pelos docentes de Odontologia no stand da UniAteneu, como a que teve como tema “Diagnóstico de DTM: você saber fazer?”, pelo prof. Me. Antônio Rafael Oliveira; a palestra com e temática “Cuidados odontológicos em pacientes oncológicos”, com o prof. Me. Diego Thiers Oliveira; a palestra com o tema “A influência da análise facial nas diversas especialidades”, conduzida pela profª. Drª. Manoela Figueirêdo; a palestra com a temática “Planejamento reverso em implantodontia”, ministrada pelo prof. Júlio César Monteiro; e a palestra que teve como tema “Diagnóstico e tratamento de cistos e tumores odontogênicos”, conduzida pelo prof. Luiz Carlos Moreira Jr. E a profª. Ma. Joyce Magalhães, que é coordenadora da Clínica Escola de Odontologia da UniAteneu.

“A participação da UniAteneu no Congresso Internacional de Odontologia foi muito enriquecedora para os nossos alunos e a atualização docente. Houve uma participação intensa nas atividades científicas, sociais com formação de networking, conhecimento das áreas de atuação do cirurgião-dentista, com a presença intensa do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e do Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE), denotando a preocupação constante com a qualidade da formação e atuação da profissão, em todos os aspectos. Assim, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer e consolidar relações com os órgãos, empresas, associações entre outros. Foi, sem dúvida, um momento inesquecível”, afirmou a profª. Drª. Manoela Figueirêdo.