Curso de Arquitetura e Urbanismo lança 1ª edição da revista Derivas Urbanas com produção científica de alunos e docentes

A revista Derivas Urbanas possui periodicidade anual, com publicações em janeiro e submissão de artigos em dezembro do ano corrente, e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu lançou neste mês de março a 1ª edição da revista Derivas Urbanas, com o objetivo de publicar artigos científicos voltados para a atividade acadêmica, com foco na formação de pesquisadores e docentes de Arquitetura e Urbanismo. Com o lançamento do periódico anual, o curso se tornou o primeiro e único de instituição de ensino superior (IES) privada do Norte e Nordeste brasileiro a possuir sua própria revista digital para submissão e publicação de artigos acadêmicos. A abordagem central desta edição é sobre os processos de territorialização flexível e descontínuo na cidade de Fortaleza.

A intenção da revista é estimular o senso crítico de seus colaboradores ao solicitar nos artigos submetidos e provocar a abordagem de temáticas pertinentes às diversas expertises que são atribuídas ao profissional de Arquitetura e Urbanismo, seja ele um profissional prático ou um teórico conceitual. O periódico pretende abordar a Arquitetura e o Urbanismo sob uma ótica multifacetada e interdisciplinar, elencando e destacando questões através de seus artigos científicos que, de forma incontestável, ultrapassarão os limites das configurações físico-espaciais, das morfologias literais, dos estudos de volumetrias e de massas, dos partidos arquitetônicos e do desenho urbano.

A partir dos artigos publicados, a Derivas Urbanas procurará, através de um viés multidisciplinar, analisar os processos de produção do espaço urbano e suas dinâmicas socioespaciais, as escalas, as territorializações, as centralidades dos seus respectivos espaços com suas mais variadas edificações, enquanto objeto de estudos, possuindo como pano de fundo as cidades, onde se inserem o locus da pesquisa, agora convertidas em grandes laboratórios urbanos. A revista possui periodicidade anual, com publicações em janeiro e submissão de artigos em dezembro do ano corrente, e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo.

“A revista do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu foi mais uma conquista para os alunos, enquanto espaço complementar na formação de nosso corpo discente. A revista Derivas Urbanas vem preencher a lacuna de preparação para a evolução do alunado no desenvolvimento de sua capacidade de leitura, interpretação e compreensão de textos, desenvolvidos por eles ou por outros alunos pesquisadores. Esperamos que o periódico se torne uma ferramenta efetiva a mais no processo de compreensão e apreensão desses espaços, ricos em possibilidades projectuais e de representatividades sociais como tão somente uma cidade pode ser”, afirmou o prof. Me. Frederico Augusto Nunes de Macêdo Costa, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu e editor-chefe da revista Derivas Urbanas.

Clique aqui e confira a 1ª edição da revista Derivas Urbanas.