Curso de Odontologia da UniAteneu firma parceria com a instituição Ame a Vida e implanta o Laboratório de Práticas Odontológicas

A parceria do Curso de Odontologia da UniAteneu com a instituição Ame a Vida possibilitará a ampliação dos horizontes em relação à extensão acadêmica obrigatória.

O projeto social “Geração Cárie Zero, Aluno Nota 10” beneficiará inicialmente a CEI Infante Rosalina Rodrigues, situado no bairro Parque Dois Irmãos, em Fortaleza (CE).

O Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu celebrou na noite do dia 11 de abril, na unidade acadêmica Lagoa de Messejana, a parceria firmada com a organização da sociedade civil (OSC) Ame a Vida para a execução do projeto social “Geração Cárie Zero, Aluno Nota 10” e inaugurou o Laboratório de Práticas Odontológicas. Participaram dos dois momentos solenes a prof. Dr. Herbert Gomes Martins, pró-reitor acadêmico da UniAteneu; a profª. Ma. Mirele Cavalcante, coordenadora geral dos cursos de graduação da UniAteneu; a profª. Drª. Andrea Benevides, coordenadora de planejamento e ensino da UniAteneu; a profª. Drª. Manoela Figueiredo, coordenadora do Curso de Odontologia da UniAteneu; o Dr. José Porto, integrante do Rotary Club de Fortaleza Alagadiço; a srª. Érika Aquino, presidente da Ame a Vida; assim como gestores, professores e demais convidados.

Segundo a profª. Drª. Manoela Figueiredo, a parceria com a Ame a Vida possibilitará a ampliação dos horizontes em relação à extensão acadêmica obrigatória. Os alunos do Curso de Odontologia que participarem das atividades na van móvel do projeto “Geração Cárie Zero, Aluno Nota 10” farão atendimento para a realização de exames, levantamentos epidemiológicos e a instrução de higiene bucal a alunos no Centro de Educação Infantil (CEI) Infante Rosalina Rodrigues situado no bairro Parque Dois Irmãos em Fortaleza (CE), acompanhados de um professor do curso e preenchendo as fichas do aluno atendido para o respectivo tratamento necessário.

Ou seja, dentro da van será realizada a análise, que é o exame intrabucal, e fora da van, no escovódromo, será feita a instrução de higiene bucal com a escovação e a aplicação de flúor supervisionado pelos profissionais da Saúde que estarão lá fazendo o acompanhamento. Ao serem detectados problemas dentários em crianças de seis a 12 anos, serão encaminhadas para as unidades básicas de saúde (UBS), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) ou para a Clínica Escola de Odontologia da UniAteneu para serem atendidos para fazerem os devidos procedimentos.

O projeto “Geração Cárie Zero, Aluno Nota 10” é coordenado pelo Curso de Odontologia da UniAteneu e pela OSC Ame a Vida e terá o apoio direto dos professores Emanuel Morais e Gustavo Castelo, docentes do curso e das atividades de extensão universitária na área da Odontologia. Eles farão o acompanhamento dos alunos do curso no atendimento aos alunos na CEI Infante Rosalina Rodrigues. No período da manhã e da tarde, os professores levarão equipes de alunos que estão cursando a extensão obrigatória para fazer as atividades previstas no projeto. Os atendimentos ocorrerão nos dois turnos na escola para que no final do projeto, todos tenham passado pela triagem e tratem o problema odontológico, caso seja detectado.

“Nós temos dois lados beneficiados com a parceria estabelecida pela UniAteneu através do Curso de Odontologia com a OSC Ame a Vida. Um lado cabe aos alunos do centro universitário, que terão a oportunidade de fazer a prática além dos muros da instituição dentro da extensão, vivenciando a realidade da comunidade na qual eles vão atender. E quem vai se beneficiar pelo outro lado são os alunos da CEI Infante Rosalina Rodrigues, que terão orientação e um direcionamento para o tratamento necessário”, afirmou a profª. Drª. Manoela Figueiredo.

Inauguração do Laboratório de Práticas Odontológicas

O Laboratório de Práticas Odontológicas permitirá que o aluno do Curso de Odontologia da UniAteneu faça várias práticas de prótese, endodontia e oclusão.

No mesmo dia, foi inaugurado o Laboratório de Práticas Odontológicas, equipado com o intuito de ampliar as práticas obrigatórias odontológicas, possibilitando que turmas em horários simultâneos pudessem fazer o uso do laboratório para cumprir as atividades previstas no calendário acadêmico. O espaço de prática oferece uma estrutura de bancada, raio-x, equipo e luminária.

O laboratório permitirá que o aluno faça várias práticas de prótese, endodontia, oclusão, ortodontia entre outras. “O Laboratório de Práticas Odontológicas possibilitará que o aluno tenha mais tempo de prática laboratorial e pratique determinados procedimentos antes de entrar na Clínica Escola de Odontologia. Dessa forma, ele vai ter um aprendizado maior”, explicou a coordenadora do Curso de Odontologia da UniAteneu.