Egresso de Redes de Computadores compartilha suas vivências acadêmicas e profissionais na graduação

A trajetória acadêmica do egresso Francisco Dayvison Gomes da Silva, ex-aluno do Curso de Redes de Computadores do Centro Universitário Ateneu, começou em fevereiro de 2019, quando iniciou a sua terceira graduação. Antes, ele já havia concluído o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Administração. Como ele afirma, sempre foi “fissurado por tecnologia”, e então decidiu enveredar para a área da Tecnologia da Informação (TI). A UniAteneu foi a instituição que ele teve toda a formação e obteve várias oportunidades no campo da TI, o que demonstra a seriedade e a comprometimento dos docentes em entregar ao mercado os melhores profissionais.

O motivo da escolha de Dayvison Silva pelo Curso de Redes de Computadores deu-se devido a um planejamento de carreira que ele decidiu trilhar. Colocando em prática a ideia da educação continuada, antes de concluir o Curso de ADS, o egresso analisou a matriz curricular do Curso de Especialização em Segurança da Informação da UniAteneu e percebeu que precisava fazer uma outra graduação para absorver mais conhecimento, e foi então que resolveu iniciar o Curso de Redes de Computadores. Ao longo da graduação, ele teve experiências que marcaram a sua formação, que vão desde as capacitações extras a até mesmo as oportunidades de emprego.

Vivências no Curso de Redes de Computadores

“Logo no início do primeiro semestre, participei da primeira turma do curso de extensão em ‘Fundamentos da Nuvem AWS’ ministrado pelo prof. George Santos, formação essa organizada pela Amazon Web Service (AWS), uma das empresas parceiras da UniAteneu que visa a preparação para a prova de certificação inicial da AWS Cloud Practitioner. Posteriormente, tive a chance de realizar um estágio na área de TI do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), onde atuei como helpdesk. Participei de outras turmas de capacitação, desta vez em parceria com a Red Hat, uma grande empresa de tecnologia que fornece sistema operacional corporativo por meio do programa Red Hat Academy, onde fiz cursos na área da ‘Administração de Sistemas’”, relatou Dayvison Silva.

No período que fez as capacitações na Red Hat, ele foi agraciado com o título de “Aluno Embaixador Red Hat Academy”, um programa que visa capacitar o aluno durante a sua formação acadêmica e encurtar ainda mais o contato do aluno com a empresa parceira. Ou seja, o aluno tem contato direto com o pessoal da Red Hat Academy sem o intermédio do professor, ajudando a disseminar ainda mais conhecimento para a turma junto com o professor. “Realizamos novas turmas de capacitação, palestras e eventos com convidados importantes da área, como Felipe Castro, arquiteto de Soluções; Rodrigo Neto, padrinho da UniAteneu pelo programa Red Hat Academy; e Edson Yanaga, diretor de Desenvolvimento Java Champion da Red Hat”, complementou.

Frutos das capacitações

Dayvison Silva conta que, como resultado de todas as capacitações extras que fez ao longo do curso, teve a oportunidade de trabalhar em duas empresas de software atuando como analista de infraestrutura. “A primeira foi a Polibras Software, ERP voltado para distribuidoras e o comércio atacado. A outra foi a empresa Techne, que fornece soluções de gestão educacional para várias instituições de ensino do país, onde minhas principais atividades foram realizar o monitoramento de servidores on-premises e cloud, monitoramento de aplicações e aplicação de patches de atualização. Em ambas as empresas, utilizei os conhecimentos de Administração de Sistemas que fiz na Red Hat e de nuvem AWS, que cursei na AWS Cloud Foundations”, detalhou o egresso.

Olhar no futuro

Com o olhar voltado para o futuro, o objetivo de Dayvison Silva agora é dar início ao Curso de Especialização em Segurança da Informação na UniAteneu, aproveitar a parceria com grandes empresas de tecnologia, como AWS, Red Hat e Oracle e consolidar-se na carreira de TI. “Com todo esse planejamento, quero evoluir gradativamente tanto no lado profissional quanto educacional, e alçar voos cada vez maiores”, projeta o ex-aluno e hoje, administrador de empresas, analista e desenvolvedor de sistemas e profissional de Redes de Computadores.

Reconhecimento da coordenação do curso

“O Dayvison Silva foi um aluno que sempre buscou diferenciais no mercado de trabalho e participou do programa de embaixadores (Student Ambassador) da tecnologia Red Hat Academy. Na UniAteneu, os alunos dos cursos de TI têm a oportunidade de realizar treinamentos com os programas Academy, com a parceria de empresas renomadas e conhecidas mundialmente, como a AWS Academy, Cisco Academy, Oracle Academy e Red Hat Academy”, afirmou o prof. Carlos Elmen Gerônimo de Andrade, coordenador dos cursos de ADS e Redes de Computadores da UniAteneu na modalidade presencial.

Segundo o coordenador, nestes treinamentos, os alunos terão à sua disposição, além da formação direcionada ao mercado de tecnologia, laboratórios preparados para treinamento, simulando atividades reais, como também receberão certificado credenciado pela parceira após a conclusão com a aprovação e a oportunidade de realizar os exames de certificação com descontos, fazendo assim com que o aluno da UniAteneu esteja atualizado junto ao mercado de TI. Assim, os alunos têm um currículo direcionado para a área que eles desejam exercer no mercado de trabalho.