I Formação de Práticas Clínicas com Crianças e Adolescentes fortalece formação dos alunos de Psicologia da UniAteneu

A I Formação de Práticas Clínicas com Crianças e Adolescentes reuniu entre os dias 14 a 16 de junho, alunos e professores do Curso de Psicologia da UniAtaneu para dialogar sobre os diversos contextos que envolvem o público infantojuvenil.

A I Formação de Práticas Clínicas com Crianças e Adolescentes oportunizou um momento de aprendizado e troca de experiências.

Durante a I Formação de Práticas Clínicas com Crianças e Adolescentes, organizada pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Centro Universitário Ateneu, que aconteceu de forma on-line pela plataforma Microsoft Teams, foram promovidas palestras com professoras do Curso de Psicologia da UniAteneu, como também com profissionais convidadas para agregar no processo de formação dos alunos que possuem interesse de atuar na área clínica. Para quem participou da formação, a Coordenação do Curso de Psicologia emitirá um certificado de participação com a carga horária equivalente a 25h/a, que servirá como atividade complementar.

O evento abordou sobre os temas “Desenvolvimento, crescimento e constituição psíquica”, “O brincar na clínica”, “Indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento e saúde mental”, “Recursos terapêuticos com crianças e adolescentes”, “Laços de família: parentalidade e transgeracionalidade” e “Violência doméstica contra crianças e adolescentes”. “Foram momentos proveitosos para reinterpretar a infância, fazendo transbordá-las de significados, na tentativa de mostrá-las a possibilidade de viver e reviver de outra forma o ser criança, que emergem na atualidade, buscando desconstruir conceitos que encerram os discursos que as inventam”, afirmou a profª. Ms. Tatiana Ribeiro, coordenadora do Curso de Psicologia da UniAteneu.

“Obrigado aos nossos professores e à UniAteneu por nos oportunizar esse momento riquíssimo de aprendizado, em resposta aos nossos anseios, dúvidas, medos e incertezas, nesse contexto de atendimento no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). É a gratidão que fala por nós nesse momento. Os conteúdos aqui deixados por cada uma e por cada um ascenderam ainda mais em nós a vontade e o interesse da pesquisa e a expansão do conhecimento para nossa prática profissional. Que venha a II Formação de Práticas Clínicas com Crianças e Adolescentes!”, relatou Adalberto Anjos, aluno do Curso de Psicologia da UniAteneu.