II Colóquio de Psicologia proporcionou aos alunos novos conhecimentos sobre a inter-relação entre Psicologia e pluralidade

Ao longo dos três dias do II Colóquio de Psicologia, ocorreram a discussão de diversas temáticas em mesas redondas e a apresentação das experiências nas disciplinas de Práticas Integrativas e Estágio Básico 1 e 2 e nos estágios profissionais.

Aconteceu entre os dias 27 a 29 de novembro, nas unidades acadêmicas Grand Shopping e Harmony – Bezerra de Menezes, o II Colóquio da Psicologia, cujo tema foi “Psicologia e pluralidade: da diversidade dos contextos à diversidade das práticas”, promovido pelo Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu. O evento reuniu alunos que cursam a partir do 3º semestre as disciplinas de Práticas Integrativas, Estágio Básico e Estágio Profissional. Ao longo dos três dias do colóquio, ocorreram a discussão de diversas temáticas em mesas redondas e a apresentação das experiências nas disciplinas de Práticas Integrativas e Estágio Básico 1 e 2 e nos estágios profissionais.

No dia 27 de novembro, na unidade Grand Shopping, ocorreu a abertura do período da manhã com a mesa redonda sobre “A pluralidade na Psicologia em seus diversos contextos e práticas”, com o palestrante Rafael Sousa Silva, psicólogo (CRP 11/14627), educador e escritor. No período da noite, aconteceu a abertura também com uma mesa redonda sobre o mesmo assunto, com os palestrantes Joel Vitor Cirino Marinho, psicólogo do esporte (CRP 11/14756); e Emmanoelly Silva Rocha, psicóloga clínica (CRP 11/15663) e palestrante com enfoque na diversidade.

Na unidade Harmony – Bezerra de Menezes, a abertura do II Colóquio de Psicologia aconteceu no dia 27 de novembro com a abordagem da temática “A pluralidade na Psicologia em seus diversos contextos e práticas” em mesa redonda com as palestrantes Anna Júlia Olinda, psicóloga clínica (CRP 11/18889) com ênfase em sexualidade, processos grupais e educação; e Juno Vicky Sullivan, psicóloga clínica (CRP 11/16991) com ênfase em Psicologia Junguiana e Psicologia Perinatal.

No período da noite, a abertura foi realizada com a mesa redonda sobre o mesmo tema com os palestrantes prof. Dr. Aluísio Ferreira de Lima, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), fotógrafo e escritor; e Rina Márcia Vicente da Silva, psicóloga clínica (CRP 11/17184) com ênfase no público feminino direcionada à clínica racializada.

“A Psicologia como ciência tem como objetivo compreender as subjetividades humanas, sejam estas em contextos individuais ou coletivos, o que nos leva a pensar na pluralidade das práticas que se entrelaçam nesses contextos. Nesse sentido, o colóquio trouxe exímias possibilidades de ampliarmos os nossos saberes e fazeres. O evento foi extremamente gratificante pelas trocas possibilitadas e pelo fato de prestigiarmos os alunos da instituição que estão finalizando suas formações, apresentando casos atendidos com tamanha eloquência e aprofundamento teórico. Para mim, esse foi o ponto alto do colóquio, pois são a partir dos relatos que podemos observar o qual a ciência psicológica faz a diferença na sociedade”, afirmou Rômulo Nunes, coordenador do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) no Grand Shopping.

“Foram três dias ricos de muita troca e aprendizado com compartilhamento de experiências e conhecimento entre alunos e palestrantes convidados. Nos dois últimos dia, os protagonistas foram os alunos, com apresentações de mais de 20 casos envolvendo as práticas e as disciplinas de estágio das unidades acadêmicas Grand Shopping, Harmony – Bezerra de Menezes e Siqueira, onde existe a oferta do curso”, relatou a profª. Ma. Carla Maria Holanda de Lima Façanha, coordenadora do Curso de Psicologia da UniAteneu.