Jornada do SPA 2024.1 abordou assuntos ligados às temáticas da Psicologia, cultura e políticas públicas

A Jornada do SPA 2024.1 reuniu alunos das disciplinas de Estágio Profissional 1 e 2 do Curso de Psicologia da UniAteneu.

Ao longo da Jornada do SPA 2024.1, os alunos visitaram as instalações do SPA das duas unidades acadêmicas.

Aconteceu entre os dias 20 a 22 de fevereiro, nas unidades acadêmicas Grand Shopping e Harmony – Bezerra de Menezes, a Jornada do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), promovido pelo Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu. Neste semestre, o evento teve como tema “Psicologia, cultura e políticas públicas: abordagens para a transformação social”.

A jornada contou com a realização de uma mesa redonda com a temática “Estágio curricular: ampliando horizontes sobre a práxis do profissional de Psicologia”, orientações e direcionamentos éticos para os estágios profissionais em Psicologia, uma palestra sobre o tema “Construindo documentos psicológicos de forma ética” e uma visita guiada ao SPA de cada unidade.

Participaram do evento a profª. Ma. Carla Maria Holanda de Lima Façanha, coordenadora do Curso de Psicologia da UniAteneu; os psicólogos Francisco Rômulo Silva Nunes (CRP 11/13633) e Amanda Jereissati Barbosa Lima (CRP 11/17361), coordenadores do SPA Grand Shopping e SPA Harmony, respectivamente; e alunos das disciplinas de Estágio Profissional 1 e 2 do Curso de Psicologia da UniAteneu.

“O início de um estágio é um momento crucial na formação de qualquer aluno de Psicologia, e este momento proporcionado pela UniAteneu com a realização da Jornada do SPA, que antecede o início do estágio profissional, nos abraça e acolhe para o novo, diante de tantos desafios que estão por vir. É uma oportunidade de partilha das experiências daqueles já estão indo para o mercado de trabalho, e de se familiarizar com cada detalhe de nossa atuação dentro da Psicologia”, afirmou Viviane Ferreira Gomes Oliveira, discente do Curso de Psicologia da UniAteneu na unidade Grand Shopping.

Na opinião de Viviane Ferreira, a Jornada do SPA está para além de trocas, pois foi também um momento de firmar na mente a importância da ética na prática profissional, para a compreensão do seu papel como futura psicóloga, na promoção do bem-estar emocional e mental daqueles que serão atendidos por ela. “No evento, pudemos expressar as nossas preocupações, dúvidas e expectativas em relação ao estágio, nos motivando para embarcar nesta emocionante jornada de crescimento pessoal e profissional na área da Psicologia, seja qual for a ênfase”, complementou.

Para Juliane Sales, aluna do Curso de Psicologia da UniAteneu na unidade Harmony – Bezerra de Menezes, participar da jornada foi gratificante, além de ela ter dado os primeiros passos na Psicologia ao lado de profissionais e futuros colegas de profissão na área. Ela conta que com todo o suporte que tem recebido, tem vivido um momento de autodescoberta e também de crescimento pessoal e profissional.

“A Jornada do SPA 2024.1 foi um divisor de águas em nossas vidas. Entender a importância desse momento tão único e significativo foi de extrema importância. Ter o apoio dos nossos professores nessa jornada, nos auxiliando em cada dúvida e sendo o nosso suporte nos deu mais segurança naquilo que escolhemos fazer e assim nos tornar também ótimos profissionais futuramente”, disse Juliane Sales.

“A Jornada SPA 2024.1 foi, sem dúvida, muito mais do que uma simples reunião de temas diversos, foi uma experiência transformadora que deixou uma marca no desenvolvimento reflexivo das nossas estagiárias e participantes. As rodas de conversa com alunas egressas proporcionaram um mergulho na Psicologia clínica, social e hospitalar, fortalecendo a ligação da teoria com a prática e estimulando um olhar crítico sobre os desafios do campo profissional”, relatou Amanda Jereissati Barbosa Lima, psicóloga e coordenadora do SPA na unidade Harmony.

A coordenadora ainda afirma que a visita pelas instalações do SPA e a apresentação de documentos e debates éticos não se limitaram a atividades informativas, mas foram momentos que desencadearam reflexões cruciais sobre a responsabilidade e a sensibilidade essenciais na prática psicológica. “A presença ativa dos supervisores de estágio e da coordenadora do Curso de Psicologia da UniAteneu foi de suma importância. A sua acolhida calorosa e contribuições valiosas proporcionaram um ambiente seguro, encorajando as estagiárias a expressarem dúvidas e inquietações. Dessa forma, a Jornada SPA 2024.1 foi um evento que proporcionou aprendizado prático, reflexão e crescimento ético-profissional”, ressaltou Amanda Jereissati.