Serviço de Psicologia Aplicada da UniAteneu promoverá a I Formação em Prática Clínica com Crianças e Adolescentes

A I Formação em Prática Clínica com Crianças e Adolescentes é voltado para os estagiários que atuam na clínica do Serviço de Psicologia Aplicada atendendo ou com interesse em atender crianças e adolescentes.

 

Após o evento, a Coordenação do Curso de Psicologia da UniAteneu emitirá um certificado de participação com carga horária equivalente a 25h/a.

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e o Curso de Psicologia do Centro Universitário realizará de 14 a 16 de junho de 2021, pela plataforma Microsoft Teams, a I Formação em Prática Clínica com Crianças e Adolescentes. O evento contará com a participação de docentes do curso e as supervisoras de estágio, onde compartilharão experiências na área clínica com crianças e adolescentes. Também participará como palestrante da formação a profª. Drª. Milene Veloso, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que discutirá sobre o tema “Violência doméstica contra crianças e adolescentes”.

O evento formativo é voltado para os estagiários que atuam na clínica do Serviço de Psicologia Aplicada atendendo ou com interesse em atender crianças e adolescentes. Porém, a formação também será aberta aos demais membros da comunidade acadêmica. Não haverá inscrições, mas uma lista de presença para todos os participantes. Após o evento, a Coordenação do Curso de Psicologia da UniAteneu emitirá um certificado de participação com carga horária equivalente a 25h/a.

“A I Formação em Prática Clínica com Crianças e Adolescentes para os alunos do Curso de Psicologia da UniAteneu tem como objetivo promover discussões sobre o atendimento clínico com crianças e adolescentes, tendo em vista as questões contemporâneas dessa fase do desenvolvimento humano”, afirmou a profª. Ms. Tatiana Ribeiro, coordenadora do Curso de Psicologia da UniAteneu. Mais informações, pode enviar mensagem via direct para o Instagram do curso: @psicologia.uniateneu.

Confira a programação da I Formação em Prática Clínica com Crianças e Adolescentes

14 de junho | 8h30min às 10h

Palestra On-line

Tema: Desenvolvimento, crescimento e constituição psíquica

Palestrante: Profª. Ms. Jaqueline Sobreira – Mestre e graduada em Psicologia. Atualmente, é docente do Curso de Psicologia da UniAteneu. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Análise do Comportamento, Aprendizagem, Interação Família-Trabalho, Docentes e Maternidade.

14 de junho | 14h às 15h30min

Palestra On-line

Tema: O brincar na clínica

Palestrante: Profª. Ms. Elaine Marinho – Mestre em Administração, especialista em Psicologia Infantil, Psicopedagogia, Saúde Mental e Neuropsicodiagnóstico e é psicóloga com atuação em atendimentos individuais de crianças e adultos, avaliação psicológica e neuropsicodiagnóstico. Atualmente, também é docente do Curso de Psicologia da UniAteneu.

15 de junho | 8h30min às 10h

Palestra On-line

Tema: Indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento e saúde mental

Palestrante: Profª. Ms. Thalita Fontenele – Mestre e graduada em Psicologia. É docente do Curso de Psicologia da UniAteneu, coordenadora da Equipe Êxtimo e psicanalista e membra do Fórum do Campo Lacaniano de Fortaleza. Dedica-se ao atendimento clínico, à docência e à pesquisa acadêmica, principalmente, aos seguintes temas: Psicanálise, Psicopatologia, Psicoses, Autismo, Infância, Adolescência, Acompanhamento Terapêutico, Educação Inclusiva, Saúde Mental e Saúde Pública.

15 de junho | 18h30min às 20h

Palestra On-line

Tema: Recursos terapêuticos com crianças e adolescentes

Palestrante: Profª. Drª. Sâmia de Carliris – Doutora em Ciências da Saúde e psicóloga. É integrante do grupo de pesquisa em Saúde Mental “Loucos por Cidadania” e colaboradora do Núcleo de Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Ceará (Nucom/UFC). Possui especialização em Gestalt Terapia pelo Centro de Desenvolvimento Humano (CDH-CE) e é docente do Curso de Psicologia da UniAteneu.

16 de junho | 8h30min às 10h

Palestra On-line

Tema: Laços de família: parentalidade e transgeracionalidade

Palestrante: Profª. Ms. Brenna Braga – Mestre em Psicologia, especialista em Saúde Mental e Políticas Públicas e graduada em Psicologia. Desenvolve pesquisas no campo da infância, do autismo e da família e é membra do Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: Casais, Família e Comunidade (Lesplexos). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em clínica com crianças e famílias. É docente do Curso de Psicologia da UniAteneu e coordena a Clínica Escola de Psicologia.

16 de junho | 18h30min às 20h

Palestra On-line

Tema: Violência doméstica contra crianças e adolescentes

Palestrante: Profª. Drª. Milene Maria Xavier Veloso – Doutora em Psicologia com estágio doutoral na Universidade do Minho em Portugal no grupo de pesquisa em Sociologia da Infância, mestre em Saúde Pública e graduada em Psicologia. É docente da Universidade Federal do Pará (UFBA) com experiência nas áreas de Psicologia Social e Psicologia da Saúde, atuando, principalmente, na investigação de temas relativos à violência contra crianças e adolescentes. Atualmente, coordena o projeto de pesquisa intitulado “Violência contra crianças e adolescentes: indicadores e estratégias de enfrentamento” e faz parte do Grupo de Estudos de Autores de Violência (GEAV/PPGTPC/UFPA) e do Núcleo de Estudo Interdisciplinar sobre Violência na Amazônia (NEIVA/UFPA).

Compartilhe

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO